sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

CONHECENDO O CABELO

O fi de cabelo é formado por uma série de células queratinizadas que crescem sobrepostas a partir do couro cabeludo.

Conhecido como um aliado estético,poucas pessoassabem que,além da função de isolamento térmico - protegendo a cabeça dos raios solares - os fios de cabelos podem ser considerados como um indicativo da saúde de uma pessoa.

Em média,uma pessoa adulta conta com cerca de 3,5 milhões de fios no couro cabeludo,que crescem em torno de 1 cm por mês.

Além da cor/tonalidade,a estrutura capilar é classificada em lisa,crespa ou ondulada.Seu potencial natural de hidratação é quem define se os cabelos podem ser oleosos,secos,normais ou mistos.

Atualmente,graças aos recursos que a indústria cosmética oferece,é possivel promover mudança total nos fios.No entanto,essa transformação é artificial e utiliza diversos produtos químicos que podem prejudicar a saúde dos fios.

Independente da decisão individual - se uso natural ou tranasformados dos cabelos - é possível tratar da saúde dos fios,através do uso de cosméticos adequados para cada necessidade.

Em termos de estruturas,o cabelo pode ser dividido em;
1:Cutícula - responsável pela proteção dos fios
2:Córtex - é o coração do fio e de onde é definido o grau de resistência,elasticidade e cor.
3:Medula - canal peenchido por queratina
4:Foliculopiloso - cuida da sustentação dos fios.
5:Glândula sebácea - produz o "sebo",que lubrifica os fios,prevenindo o ressecamento e a quebra.

No que diz respeito ao tipo de cabelo,podemos citar:

NORMAIS*São macios,com produção de gordura pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo equilibrada e regular,de modo a lubrificar o cabelo da raiz às pontas.Não têm excesso de oleosidade na raiz nem nas pontas ressecadas

OLEOSOS*Apresenta alto teor de oleosidade,devido à produção excessiva de gordura pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo.Ficam com aspecto sujo muito rapidamente.
*Passar a mão nos cabelos,utilizar água muito quente durante a lavagem ou até mesmo o uso de produtos inadequados,são fatores que potencializam a oleosidade.
*A oleosidade excessiva cria um ambiente favorável para a proliferação de bactérias que podem acarretar em diversos problemas como caspa,seborréia e a queda de cabelos.

SECOS:*Ao contrário do oleoso,o cabelo é denominado seco quando a produção de gordura não é suficiente para lubrificar o cabelo até as pontas.Consequentemente,o cabelo seco apresenta pouco brilho e é quebradiço.

MISTOS:*Produtos químicos e/ou inadequadoos para o tipo de cabelos são considerados fatores que contribuem para o ressecamento dos cabelos

CACHEADOS:*Possuem características de cabelos oleosos e seco,ou seja,o couro cabeludo é oleoso e as pontas são ressecadas e às vezes duplas.É o tipo de cabelo mais comum atualmente.
*Os cabelos cacheados tendem a ser mais secos em razão do formato em espiral que dificulta sua hidratação.Por isso,necessitam de muita atenção e cuidados especiais.

QUIMICAMENTE TRATADOS:*Foram submetidos a processo químico que alterou sua constituição original (cor,formato,etc.).Durante esse processo,o fio sofre a perda de substâncias primordiais que precisam ser devidamente repostas para manter sua saúde natural.


Nenhum comentário:

Postar um comentário